4 estratégias básicas de marketing para 2020

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Tão importante quando a parte financeira, jurídica e comercial, o Marketing e a Comunicação são essenciais, mas infelizmente são deixados de lado por muitas micro e pequenas empresas no Brasil por acharem que são áreas secundárias e não tem tanta importância dentro dos negócios.

Vale lembrar que o dinheiro gasto com Marketing e Comunicação é um investimento que tem retorno certo, e hoje em dia isso é totalmente mensurável. Deixar essas áreas de lado  é um grande erro que pode fazer uma empresa fracassar muito antes do esperado e devem ser considerados desde o planejamento de abertura de um negócio. Se sua empresa ainda não investe em Marketing e Comunicação, aqui vão as 4 estratégias básicas para começar a investir agora!

1 – Identidade Visual

É a cara da sua empresa, é o ponto básico para a comunicação de qualquer negócio, ela é quem vai definir todo o seu material de comunicação, desde o cartão de visita até a fachada.

Ela deve ser criada com base no tipo de negócio, princípios e filosofia da empresa. A escolha das cores e estilo de tipografia devem condizer com o nome e proposta do negócio. A partir daí deve-se criar um Logotipo profissional em vetor e um Manual de Identidade Visual. Assim,  todos os outros materiais como cartões de visita, envelopes, timbrados, banners, site e etc devem seguir este Manual

Uma Identidade Visual moderna e bem feita passa a impressão de uma empresa competente e profissional além de ser reconhecida com facilidade em qualquer lugar.

2 – Site

É inadmissível uma empresa não ter um bom site nos dias de hoje, em que a internet é o ponto de partida de quase todos os clientes para a tomada de decisão em uma compra. Ter um bom site para apresentar seus produtos e serviços com certeza fará toda a diferença. 

O site é a sede da sua empresa na internet. Qual a impressão que você quer que um cliente tenha ao buscar por informações sobre seu negócio no Google? Por isso seu site deve ser bonito, responsivo e ter informações claras.

Além de ser a sede, ele deverá ser inteligente e servir como uma ferramenta de negócio para captar e/ou atender os seus clientes.

Existem várias plataformas de gerenciamento de conteúdo para websites hoje em dia, chamados de CMS (Content Management System) ou em português: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. O WordPress é o mais utilizado no mundo atualmente. Wix, Joomla e Drupal são alguns exemplos. 

3 – Presença nas redes sociais

Em 2019 os brasileiros gastaram em média 225 min/dia nas redes sociais, sendo o segundo no ranking mundial (perdendo apenas para os filipinos, que passam em média 241 min/dia) de acordo com a empresa de pesquisa GlobalWebIndex. Já deu para entender o porquê sua empresa deve marcar presença nas redes sociais né?

Já que as pessoas passam bastante tempo nas redes sociais, é importante uma manter presença constante em suas timelines, tanto para informar sobre novos produtos, serviços e promoções, assim como para conquistar novos clientes, e interagir com o seu público.

Se você não tem tempo de criar conteúdo e postar regularmente, existem diversas agências que podem fazer esse serviço. Desta forma você terá tempo para cuidar de outras tarefas enquanto profissionais da área de marketing e comunicação cuidam disso para você.

Independente do seu mercado, marque presença nas redes sociais e seja lembrado pelos seus clientes.

4 – Presença nas buscas do Google

O primeiro lugar onde as pessoas vão ao ter dúvidas ou ao procurar sobre algum assunto, produto ou serviço é o Google. Estar presente nos resultados de busca é muito importante e isso, com certeza, vai ajudar sua empresa a fechar mais negócios. 

O site da sua empresa pode aparecer nos resultados pagos de links patrocinados, o famoso Google Ads ou na busca orgânica ou, no melhor cenário, nos dois! 

Para o Google Ads basta uma campanha bem feita e um investimento em cliques (pode começar com pouco, acredite) que os resultados já começam a aparecer. Já para a busca orgânica leva um bom tempo e necessita que um trabalho de SEO seja feito regularmente.

Outra forma de aparecer nas buscas é através do Google Meu Negócio, nele você irá colocar informações sobre o seu negócio: endereço (para aparecer no mapa do Google), horários de funcionamento, endereço do website, telefones para contato, imagens do estabelecimento e até receber avaliações dos clientes, o que pode ser muito útil para a reputação do seu negócio.

Com essas 4 estratégias sua empresa estará pronta para decolar. Passará seriedade e profissionalismo, ajudará pessoas a encontrarem facilmente sua empresa na internet e poderá interagir com seu público e conquistar novos clientes diariamente.

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